segunda-feira, 16 de junho de 2008

Número 7

Falarei um pouco sobre o número sete. Não que seja meu número preferido, que por sinal é o número 3. Mas sim porque existem algumas curiosidades sobre esse número tão misterioso.
O número 7 é com certeza é o mais presente em toda a filosofia e literatura sagrada desde tempos imemoriais, até os nossos dias. O número 7 é sagrado, perfeito e poderoso; afirmou Pitágoras, matemático e Pai da numerologia,sendo, juntamente com todos os ímpares considerado mágico.Pitágoras, foi discípulo de todos os Grandes Mestres do Egito, da Índia, da Grécia, da Fenícia,Caldéia e fundador em Crotona da Escola Itálica. A base de sua doutrina é "a Unidade Divina, absoluta, na qual ele vê a mônada( Unidade simples, indecomponível) das mônadas; a imortalidade da alma a pluralidadedas existências num sentido de evolução; a organização harmoniosa do universo baseada na série dos números, à qual ele atribuía maior poder". Os números são expressões de diferentes processos primordiais, por isso tem significados distintos, eles representam símbolos que se expressam no mundo material e são utilizados para que compreendamos, o que está encoberto pelo"mundo das aparências". A soma de 3 + 4 = 7 está presente em várias religiões. O 3, representado por um triângulo (a Santíssima Trindade, por exemplo), é o Espírito; o 4, representado por um quadrado(a representação dos elementos do mundo físico: terra, água, ar e fogo), é a Matéria. O 7, é o Espírito na Terra, sustentado pelos quatro Elementos, ou a Matéria "vivificada pelo Espírito". É o espírito encarnado. O 7 é um número místico por excelência, indica o processo de passagem do conhecido ao desconhecido; ele detém uma clara relevância, não apenas entre os ocultistas, porém, também em todas as religiões, das mais antigas às mais modernas.


VEJAMOS ALGUMAS CURIOSIDADES RELACIONADOS AO NÚMERO SETE
7 são os dias da semanas
7 dias para a criação do Mundo
7 são as virtudes: Fé, Esperança, Caridade, Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança.
7 são os pecados capitais: Soberba, Ira, Inveja, Luxúria, Gula, Avareza e Preguiça.
7 são os sacramentos da Igreja Católica: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Ordem, Matrimônio e Extrema União.
7 são os braços do candelabro Judeu, indicando os 7 dias da criação.
As 7 Trombetas do Apocalipse
7 são as Obras de Misericórdia: Dar de comer a quem tem fome, Dar de beber a quem tem sede, Vestir os nus, Dar Pousada aos Peregrinos, Visitar os enfermos e encarcerados, Remir os cativos e Enterrar os mortos
7 são as notas musicais com 7 escalas , 7 pausas e 7 valores.
São 7 as cores do Arco- Íris.
7 foram as pragas do Egito.
São 7 os Arcanjos: Miguel, Jofiel, Samuel, Gabriel, Rafael, Uriel e Ezequiel
7 são as Arcanjelinas: Fé, Constância, Caridade, Esperança, Mãe Maria, Dona Graça e Santa Ametista.
O Pai Nosso e a Ave Maria são orações compostas cada uma delas, de 7 orações (frases).
7 são as Leis Universais: Natureza, Harmonia, Correspondência, Evolução, Polaridade, Manifestação e Amor.
7 são os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor a Deus.
São 7 as glândulas endócrinas: Hipófise, Tireóide, Paratireoides, Supra-renais, Sexuais, Timo e Pâncreas.
São 7 os nossos chacras :Básico, Esplênico, Umbilical, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário.
7 são os grandes mensageiros: Krisna, Buda, Lao-Tse, Confúcio, Zoroastro, Moisés e Jesus.
No sonho do Faraó (Bíblia) tinha 7 vacas gordas, 7 vacas magras, 7 espigas cheias, 7 espigas definhadas . José decifrou o sonho como = 7 anos de fartura e 7 anos de seca.
7 são as personalidades de Deus ( segundo Zoroastro ) : Luz Eterna, Onisciência, Retidão, Poder, Piedade, Benevolência e Vida Eterna.
7 meios tem o homem para se tornar puro ( segundo o Budismo) :Domínio de si mesmo, Investigar a verdade, Energia, Alegria, Serenidade, Concentração e Magnanimidade.
7 são as virtudes:Humildade, Liberdade, Castidade, Paciência, Abstinência, Caridade e Diligência.
7 são as igrejas iniciais do Cristianismo: Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Esmirna, Filadélfia e Laodicéia.
7 são as Obras de Misericórdia Espiritual: Dar um Bom Conselho, Instruir os Menos Esclarecidos, Corrigir os que Erram, Consolar os Aflitos, Perdoar as Injúrias, Suportar Pacientemente as Fraquezas do Próximo e Rezar pelos vivos e Falecidos.
A Lua tem 4 fases de 7 dias cada.
No Apocalipse de São João encontramos: 7 Estrelas, 7 Igrejas, 7 Cornos, 7 Selos, 7 Candelabros, 7 Anjos, 7 Trombetas, 7 Coroas, 7 Trovões e 7 Taças.
70 x 7 é a conta do perdão.
7 foram as Chagas de Cristo
7 foram as Horas de agonia do Mestre Jesus
7 anos gastos na construção do Templo de Salomão
7 casais de cada espécie de animal postos na Arca de Noé
No 7º mês a Arca de Noé repousa no Monte Ararat
Seth (7) era o nome do irmão de Osíris (Egito Antigo)
São 7 os altares, 7 os bezerros e 7 os carneiros de Balac
7 deuses da antiga mitologia chinesa
Os Deuses do Olimpo tinham 7 formas
7 são os planos da evoluçãoManifesto das Sete Artes: Música, Pintura, Escultura, Arquitetura, Literatura, Coreografia e Cinema

Mais sobre o assunto você pode encontrar no: Livro de Urântia, Parte I/A Magia do número sete "Number seven", by Helena Blavatsky/O Setenário e a unidade O número sete na Bíblia e no Cristianismo "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocorrências_do_Número_Sete"

Um comentário:

:::Agatha::: disse...

O sete realmente é um número curioso.