sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Brasil de Hoje

Cresci ouvindo que o Brasil era o país do futuro, que ele iria se tornar uma grande nação.
Aí o tempo passou, tornei-me adulta, amadureci, revi meus conceitos e descobri que o Brasil continua sendo o país do futuro.
Que nos acostumamos a sempre dizer “Ah, no futuro tudo será melhor”.
Virou uma espécie de vício passar essa história para frente, nossos avós, nossos pais ouviram a mesma coisa e certamente estamos fazendo o mesmo com nossos filhos.
Pois bem! O Brasil é o país do futuro? E o Brasil de hoje onde fica?
Decidi parar um pouco e pensar no assunto: O Brasil é uma grande nação, temos um terra fértil, abençoada pela natureza, livre das grandes ameaças naturais e com um verão contagiante.
No futebol somos respeitados, tudo bem que perdemos um pouco do brilho de outras décadas, mas mesmo assim, impomos admiração.
Nosso carnaval é mundialmente conhecido pela alegria e beleza.
Na medicina já conseguimos inúmeros avanços, seja em relação as descobertas realizadas, seja nas complexas cirurgias realizadas por profissionais talentosos e respeitados.
Nosso sistema de votação eleitoral é conhecido pela eficiência nos resultados.
Nosso solo possui a matéria – prima para a elaboração de grande escala de produtos industriais. Somos considerados um dos povos mais solidários do planeta.
E existem muitas outras qualidades...
Problemas? Lógico que eles existem e como existem!!! Corrupção, violência, desemprego, analfabetismo, fome, pobreza, prostituição, drogas e diversos outros transtornos.
Porém, se realmente quisermos mudar, poderemos realizar essa mudança.
Irá requerer tempo, perseverança, disciplina e muito trabalho. Mas nada é impossível, basta querermos realmente.
Deixarmos de nos iludir com o Brasil de amanhã e visualizarmos o que temos hoje, quais as possibilidades possíveis.
Teremos que perceber que o Brasil pode se tornar um país desenvolvido, afinal é uma grande nação e possui diversos recursos.
Mas antes teremos que abandonar a idéia do “país do futuro” e passar a investir no “país do presente”.
Talvez as mudanças não surjam de uma hora pra outra, mas estaremos dando o primeiro passo rumo a isso.
E com o tempo perceberemos que o Brasil pode ser mudado agora, mas para isso, teremos que arregaçar as mangas, entrar no jogo, sofrer alguns dribles até se machucar, mas ter a consciência que podemos sim, marcar inúmeros gols e vencer o jogo.

Gingado, talento, garra e recursos temos de sobra, mas precisamos acreditar e muito de que somos capazes.
De que o que é bom não é apenas o que vem de fora.
Que não precisamos abaixar a cabeça e podemos almejar as grandes conquistas, somos capazes de obtê-las.
Basta para isso, deixarmos de lado o Brasil do futuro e investir no Brasil de hoje porque é o Agora que fará do amanhã um tempo bem melhor.
Acreditem!!! (Sônia Carvalho)
*
*
- A Sônia narra muito bem esse texto. Mas esqueceu de dizer, que tudo depende realmente de nós, tudo mesmo.
Reclamamos da conta de luz que vem alta, mas estamos fazendo gato de energia.
Reclamamos dos policiais que estão recebendo propina, mas somos os primeiros a pagarmos.
Reclamamos das pessoas embriagadas que dirigem veículos, mas somos os primeiros a procurar um método de enganar o teste do bafômetro, instituído pela lei seca, como o uso de tabletes de carvão ativado.
Reclamamos do infeliz que passou no sinal vermelho no trânsito e quase bateu no nosso carro, mas somos o primeiro a fazermos isso.
Reclamamos do papel que jogaram na porta de nossa casa, mas somos o primeiro a fazer na porta da casa dos outros.
Antigamente as pessoas falavam que os bandidos estariam soltos por ai e nós presos dentro de casa. A coisa está pior, agora nem em casa podemos ficar. Não temos mais segurança dentro da nossa própria casa. Fora nossos políticos que é melhor nem comentar...
Quase todas as populações do mundo têm sangue: os europeus, os asiáticos, os africanos... E nós? Uma mistura. O país começou com presos, trouxeram detentos da Europa, da África... E assim começou a nação. Veio a discriminação racial, por conta que os portugueses queriam mandar nos
africanos e fizeram eles de escravos. Depois vieram os asiáticos e hoje somos uma raça misturada, sem sangue próprio.
Se todos fizessem a sua parte, tudo seria diferente.
Mas ninguém se importa, todos reclamam, mas não fazem nada.
Que tal pegar um show da Ivete no Maracanã ou outro artista qualquer e colocar a boca pra funcionar. Ao invés de gritar por idolatria, gritaremos pedindo socorro, pedindo ajuda. Mostrando o que queremos, e o que queremos é mudança já.
Às vezes é preciso vim um artista de fora como o Bono Vox (U2) pra narrar nossa situação. Ou quem sabe fazerem desenhos sacaneando nós brasileiros, como fez “Os Simpsons no Brasil”. Isso tem que parar.
Eu particulamente não poderia deixar de colocar uma foto do Bono, ele é d++!!

6 comentários:

sonialotus disse...

OI, QUERIDA, retribuindo sua visita, e aproveitei para ler o que escreveu neste post, realmente, concordo com vc, DEPENDE DE NÓS!!!!!!!!!! uma mudança significativa e profunda nas pessoas do povo é que vai melhorar de vez o Brasil! leva tempo mas é o unico caminho seguro a seguir..

bjus

Allyne Alves [LynneHouse] disse...

Seus posts sao demais!

Querida, eu vi o selo, mas nao to muito expert ainda aqui...ele serve pra linkar o blog?

Onde e como devo utiliza-lo??

[Nao lembro se te respondi o post que voce deixou pra mim dos raimundos...hahaha! Entao, se eu nao respondi...vou resp!] kkkkkkkk

Eles realmente eram o maximo - assim como muitas outras bandaas ne???

E o cabelo? Coitado deles! Hahahhaa

A gente detona o coitadinho - o meu pelo menos, eu mesma tenho dó...to na mesma suituaçao que voce, faz um tempao que eu descolori pela ultima vez [acho que mais de um ano!] e aí, so pega nas pontas...

Mas eu ainda vou inventar uma modificaçao genetica para que todos os cabelos fiquem como cada um sonha [os meus, no caso, LISOOS!] hahaha...e possamos usar todas as quimicas sem prejudica-los!

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Bom fim de semana pra voce querida!

Beeijo =***

Tg disse...

Realmente.
As pessoas se preocupam tanto com o amanhã e esquecem do principal , o Hoje.

Adorei a parte que fala sobre Bono Vox.

' U2 é irlândes , Deus é brasileiro.'- Bono.

O pessoal lá de fora dá mais valor do que muitos que vivem aqui.

Quando será que isso vai mudar né ?

Filósofo Platão disse...

Jhennifer, Passando para dizer que tem um selo pra você lá nos Filósofos Bêbados!

Continue assim !

Atenciosamente...

Platão

http://filosofosbebados.blogspot.com/

Allyne Alves [LynneHouse] disse...

Ah sim! Entendi!

Pensei que era tipo aqueles "quadradinhos" [que eu nao sei o nome - que a gente linka!] Hahahaha...

Obrigada querida...vou colocar na lateral e ja ta salvo!

No meu proximo post entao repassarei ele...

Voce me add no msn???

Beijos, fique com Deus também!

olio disse...

Legal o ponto de vista.

Mas, discordo de alguns pontos.
Por exemplo, hoje temos um dos mais modernos sistemas eleitorais do mundo. Porém, é uma balela encarar isso positivamente, visto que o TRE é uma grande draga de recursos e que diante de tantos problemas sociais, torrar milhões em uma tecnologia sazonal é um desperdício.

Mas, é bem isso, ao invés de reclamar coçando a barriga, devemos nos sentir culpados se isso aqui estiver uma merda. Então, devemos agir, ação direta!
;)