sábado, 23 de agosto de 2008

Teoria do "Pensamento x Educação"

PENSAR não é uma opção. Somos obrigados a pensar, não existe pensar em nada. Sempre estamos pensando em algo. É incrivel como nossa mente capta tudo e se falarmos a palavra lapis, imediatamente no meio de mais de milhões de imagens gravadas, vem a imagem do lápis na nossa cabeça.
Como diz Augusto Cury: "é um absurdo supervalorizarmos artistas de cinema, politicos e não supervalorizarmos a nossa mente".
Já viu como nossa mente é brilhante? É uma caixinha preta cheia de surpresas. Certa vez vi que: As artes buscam beleza. As ciências buscam a utilidade. A filosofia busca a verdade. Dizem que estas são as três grandes áreas em que se divide o conhecimento humano. O estudo das três é que aguça os sentidos. Educados são os sentidos. Instruída é a inteligência. Pelo meu pensamento passa instrução da inteligência, porém, não rara pela intuição. É que a intuição chega bem antes que o pensamento. Acho que a intuição é o pensamento da alma. É uma elevação, mas acredito nisso. Aventurados as pessoas que reconhecem o raciocínio da sua alma. [Educar, v. t. Ensinar; instruir; domesticar; adestrar. e.du.car]. “Para mim educar, pode ser ensinar a pensar”. A inteligência se desenvolve de dentro para fora. Os sentidos são captados e desenvolvidos de fora para dentro. Assim o pensamento desenvolve a inteligência.

Todo desenvolvimento traz um bônus. Que bônus seria esse? 
O pensamento abraça a ação, ele é o freio da reação. Quem pensa não reage e quem reage não pensa. Vou dar exemplo: sua namorada leva uma cantada na sua frente. Você fica nervoso com o cara. Você não pensa, vai pra cima do cara agressivamente. Digamos que antes de fazer isso você pare e pense. Raciocina que não compensa tomar satisfações. Primeiro ele é um idiota, segundo vai se irritar a toa indo lá e acabar com a noite de romance. Pode acontecer o pior, troca de tiros, facada de um ser babaca, achando que é muito macho. Não é por acaso que a ação é filha da ignorância. Porque para agir é preciso ignorar muito. 
[Ignorância. s. f. Desconhecimento; falta de estudos. ig.no.rân.cia.]. Ignorância = não estudo = não pensar... Acho que vocês estão entendendo.
O pensamento é para todos, mas nem todos sabem pensar. O raciocínio é de todos, mas nem todos sabem raciocinar. A reflexão é de todos, mas nem todos sabem refletir. Se todos soubessem pensar, raciocinar e refletir, muitas desgraças seriam evitadas.
Charles Chaplin dizia: “pensamos muito e sentimos pouco”.
Sim, sentir é ação, deixar prevalecer o fora para dentro, lembram? Era a geração dele. Há gerações que ao contrário, sentem muito pensam pouco. Ouvi um educador dizer que toda educação é apenas educação dos sentidos. Quando é educação, o aluno deve aprender a pensar e a sentir. No pensamento, utiliza-se mais a razão. Mas é claro que a imaginação e a memória são igualmente acionadas no momento devido. A razão também é inimiga da imaginação, sendo assim, sob muitos aspectos, a educação hoje deseduca, e olha que estou sendo boazinha em imaginar que nossas escolas ensinem nossos jovens a pensar. Tudo que acontece no mundo é reação da educação. Toda essa violência é revoltante, e se tivesse mais educação tudo mudaria. Qual a saída? Eu respondo. As pessoas pararem de ter filhos já que está tão difícil educar. Ver: Controle de Natalidade.
O assunto é sobre educação através do pensamento, não defini educação ok? Então o que é educação? "Você só é educado até o momento que não incomoda". Pense bem e lembre em que momento você incomodou os outros.
Pensando, desenvolvemos a inteligência, a ciência e a filosofia. Sentindo, desenvolvemos as habilidades artísticas. Todas as artes conforme nossas capacidades. Termino por aqui dizendo algo que me agonia muito. Quanto mais eu me deixo absorver o mundo sobre as tais formas; sinto-me momentaneamente mais inteligente e racionalmente mais burra rss. É o bônus! rss

(Jhennifer Cavassola)
*
*
Ps: Ps: A postagem foi inspirada no texto da Flor de Lótus e no livro "12 semanas para mudar uma vida" de Augusto Cury.
Ficarei ausente por uns 4 dias no máximo. Estarei viajando e não terei tempo pra postagens. Mas agradeço a vocês leitores, amigos e parceiros pelo carinho e apoio. Prometo assim que eu chegar responder todos os recadinhos rss. Abaixo, deixo uma mensagem do grande Paulo Coelho, relacionado a minha teoria.
*
“Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras. Vigie suas palavras, porque elas se tornarão seus atos. Vigie seus atos, porque eles se tornaram seus hábitos. Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter. Vigie seu caráter, porque ele define o seu destino.” (Paulo Coelho)

14 comentários:

Mago disse...

QUrida amiga Jennifer, concordo contigo em algusn aspectos e discordo em outros, poderiamos até debatter este tema por e-mail se quiser. Bem, sim o pensanemneto de certa forma é o freio da ação, mas nem toda açãoé fruto da ignorância, eu diria que a reação é fruto da ignorância e não a ação. Uma açãopode e deve ser pensada, então o agir não é "burro". O exemplo que vc deu foi ótimo, mas perceba que partir pra cima do cara que cantou minha namorada é uma reação à cantada e não uma ação. Toda ação de certa maneira é premeditada, pensada. Por exemplo eu vejo uma pesso da qual eu não gosto e desejo expor este sentimento em ação, então ou agrido ele fisicamente ou com palavras, ou de qualquer outra maneira. Fiz poruqe pensei, fazer sem pensar é uma reação automática do nosso organismo.
Sobre sentir e pensar, o sentir não é fruto da ação como muitos pensam, o que Charles quis dizer sobre pensar muito e sentir pouco é que quando pensamos demais chamamos a razão e por conta de muito raciocinar deixamos de sentir coisas mais sutis, pois quando pensamos muito passamos a colocar obstaculos que impendem de agirmos, poruqe pensar de certa maneira aciona um mecanismo de defesa, pessoa mais positivas, pensam e sempre agem, pois enxergam as coisas de maneira positiva, pessoa negativas transformam o pensamento em um freio, pois pra elas tudo dará errado e não tentam assim agem menos.O pensamento nem sempre desenvolve a inteligência, o pesamento é apenas um meio, o uso que faz dele é que traz melhoria ou não. Sim Educar é ensinar a pensar, educar é fazer com que o ser através da razão escolha melhores ações e evite reações negativas. A razão não é de todo inimiga da imaginação, imaginar é pensar adiante as possibilidades, a razão certamente limita isso pois passamos a considerar as questões apenas possiveis e dentro do que conhecemos, o que evita a busac de fontes inimaginaveis, mas bem melhor eu para ... Amei seu post, inteligente e muito bom, sobre a solução não entrarei no mério se não isso vira uma carta hehehe beijos e até mais

Sir Eddie Ferr disse...

Excelente postagem. Meu professor de "Lógica e Argumentação" disse que: "o pensamento só é pensamento quando o manifestamos, pois antes disso ele não tem valor algum."Primordialmente não concordo, mas é algo que precisa de uma reflexão mais avançada. Apesar de parecer meio estranho, talvez faça sentido, o pensamento interno seria mais como idéias ou até mesmo relfexões. Parece meio complicado, mas Filosofia é assim mesmo.

Cientificamente falando a inteligência independe de nossa vontade, ela é originada de um raios de faores, até expus essas idéias em um debate que particpei, já o conhecimento ele depende de nossa vontade.

Não sei se toda ação ela é privada de raciocínio, o caso que você citou com certeza se o cara partisse pra cima de tal modo seria não pensar, mas talvez o raciocínio nos ajudar a pensar melhor.

A sua parte sobre a educação precisa nem comentar, foi extremamente perfeita em suas palavras e idéias. "Educação é a base de tudo."Depende muito da cultura.

Excelente postagem. Quero arrumar mais tempo pra ler as outras postagens.

Beijos.
Boa viagem!

Anônimo disse...

"Quem pensa não age e quem age não pensa"


Eu costumo escrever o seguinte:

"Quando penso não escrevo, quando escrevo não penso"

E é verdade. Quando penso de mais o post fica uma droga, quando escrevo com o coração fica fantástico.

bjss naos nos deixe mto tempo sem ver vc...

Anônimo disse...

Penso, logo Existo.
Essa é a verdade mais "incerta" que existe.
Continuei com a brincadeira das músicas. BjOoo *

Seminha disse...

Tu me surpreende a cada dia. Realmente nossos pensamentos são muito parecidos, e tua pouca idade e tuas idéias e textos me impressionam muito.
Um beijo enorme minha flor, e uma ótima viagem. Estarei aqui ansiosa esperando por novas postagens.
=)

Jhennifer Cavassola disse...

Galera peço desculpass por um erro. Acontece no mundo blogueiro rsss. Queria falar na frase a seguir reação e acabei falando ação. Deixo a frase certa: "O pensamento abraça a ação, ele é o freio da reação."

Mago disse...

Olha só, realmente sua frase fez eu ter passado algumas opniões contrárias ao que eu diria se tivesse lido corretamente, mas de qualquer maneira depois debaterems isso com mais calma e tempo, agora sim, O pensamento é que egra a ação e é feio da reação.A intuição é o pré-pensamento, é o presentir que trará à tona o que pode ser feito com a reflexão do sentir, ao sentirmos buscamnos o motivo do que foi sentido para rfletirmos isso em maneira de ação.... Deixemos essa discussão pra mais adiante hehe

Márcia disse...

Quantas ações advém de pensamentos imediatistas...reações de uma ação impensada.

Tema complexo que dá margem para várias interpretações e sem pensar não se vive.

"Penso, logo existo"...

Boa viagem flor, e feliz retorno
beijos

Anônimo disse...

Penso, logo existo MESMO.

Adorei o post!

Dani Fontana disse...

Que postagem ótima!

Eu sinto, penso, mas acima de tudo sinto! Não sei sentir sem pensar e muito menos pensar sem sentir!
Tanto que, meu circulo de amizades são de pessoas que sentem. Não suporto pessoas racionais. Vivo pela emoção, pelo sentir, pela alma.

Concordo quando diz que a intuição é o pensamento da alma, quem tem Deus na alma é do bem, vive pelo amor ao próximo e pelo bem ao seu redor.
Tudo flui quando se tem boa intenção.

Quem dera que todos no mundo só tivesse uma alma com Deus e pensamentos ligados aos bons sentimentos. Talvez ai começaríamos a nos elevar da forma que Deus gostaria quando nos criou.

Obrigada pelos comentários e eu já te add nos meus favoritos!
Bjs Bjs

Anônimo disse...

blz, to te linkando tb ;D

Allyne Alves disse...

Jhennifer querida! Seus textos sao o maximo, e absurdamente verdadeiros...Purissima verdade, adorei mesmo!

Boa viagem, e curta bastannte!

Beijos =)

Filósofo Platão disse...

Mandou bem demais parceira...

A mente humana é fabulosa... pena que poucos a usam como deveria!

Boa viagem...

e volte mais inspirada ainda!

beijos parceira!

Anônimo disse...

Muito bom, adorei o texto
Realmente é o que eu penso